A gastronomia tailandesa prima pela mistura de sabores, aromas e cores. A riqueza dos ingredientes, onde sobressaem o arroz e as frutas, o requinte na apresentação dos pratos e a criatividade dos chefs fazem desta cozinha uma das mais ricas de toda a Ásia.
O arroz é o rei da mesa, servindo-se das mais diversas maneiras: fervido, frito ou em sopa. Já na base da maioria dos pratos estão os molhos, preparados com ingredientes tão variados como a malagueta, patés de caranguejo, alho e especiarias.
Um pequeno-almoço típico tailandês surpreende quem não o conhece pela sua variedade e abundância. É habitual ver-se a uma mesa de família tailandesa, logo pela manhã, pratos como arroz de frango, porco, gambas com alho, acompanhados de um ovo estrelado ou pepinos pequenos em vinagre. O almoço, geralmente mais ligeiro, é composto por um prato de arroz frito, massas com algumas sanduíches frias e verduras. A refeição mais importante do dia é, no entanto, o jantar, concentrando-se nele os melhores ingredientes da culinária do país: arroz, sopa, peixe ou frango, saladas, hortaliças, molhos e sobremesas.
Há uma grande variedade de pratos típicos tailandeses, que reunem os sabores e texturas características do país:
PAD THAI |
SOM TUM |
KHAO PAD(ARROZ FRITO) |
KAI MED MA MUANG (GALINHA COM CAJU) |
A apresentação dos pratos é um pormenor a que os tailandeses dão extrema importância. Nos restaurantes, nunca faltam nos pratos decorações com arranjos florais ou frutas e verduras em cortes artísticos (carving) que surpreendam e agradem tanto ao palato como ao olho dos visitantes mais exigentes.