Me voy de Viaje
www.turismotailandes.com

Sukhothai

Sukhothai situa-se a 440 quilómetros a Norte de Banguecoque, sendo encarada como a capital do primeiro reino independente tailandês. Fundada em 1238, a cidade foi o berço da civilização tailandesa e é considerada um dos locais históricos mais importantes do Sudeste asiático.

Aqui, durante o século XIII, floresceu uma exuberante e criativa cultura baseada no budismo, na classe guerreira dominante e numa próspera economia local. Este foi o periodo de máximo esplendor de Sukhothai, no reinado do rei Ramkamhaeng, que inventou o alfabeto Thai, introduziu o comércio livre, elaborou as leis civis e promoveu a difusão do budismo. Desde este reinado, Sukhothai continuou a prosperar até meados do século XIV, quando a dinastia Ayutthaya tomou o poder, o que marcou o declínio da antiga e esplendorosa capital.

Declarada pela UNESCO património mundial, a antiga Sukhothai é rica em ruínas de muitos templos de influência Khmer, hindú, birmanesa e Mon. No seu coração encontra-se Wat Mahat, o maior mosterio que, embora sem tecto, demonstra o majestoso esplendor da arquitectura do período.

A antiga Sukhothai foi também um centro florescente de cerâmicas e actualmente é possível adquirir-se modernos exemplos de estilo Sangkhalok e outros produtos locais, como vestidos de lã hat sieo ou objectos de ouro e prata elaborados à mão.